Proposta do deputado João Rodrigues institui Sistema Nacional de Meteorologia e Climatologia

 

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 9477/18, que institui o Sistema Nacional de Meteorologia e Climatologia (SNMC). O objetivo do sistema é articular as ações dos institutos de meteorologia, garantir o intercâmbio de dados e prever eventos ambientais.

Entre as ações desenvolvidas com o sistema está a ampliação das redes de estações e radares meteorológicos; e a implantação de bancos de dados meteorológicos em tempo real.

O SNMC será formado pelo órgão interministerial responsável pela coordenação do sistema e instituições mantenedoras de radares e estações meteorológicas e boias oceanográficas.

Segundo o deputado João Rodrigues (PSD-SC), que presidiu a comissão externa, o número de radares instalados no Brasil é insuficiente e não cobre todo o território nacional. “Há necessidade urgente de atualização dos radares existentes e aquisição de novos”, disse.

Há também falta de técnicos capacitados para operar o sistema. “O número de profissionais ainda é insuficiente para atender adequadamente as instituições públicas.”

Xanxerê
O texto é de autoria da comissão externa criada para acompanhar a situação de emergência no município de Xanxerê, no oeste catarinense. No dia 20 de abril de 2015, um tornado atingiu o município, danificando cerca de 2.600 construções e atingindo diretamente mais de 1.000 famílias. No total, duas pessoas morreram e 120 ficaram feridas.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, o texto segue para o Plenário.